Sustentabilidade 

É o eixo transversal do biênio 2018/2019 da Faculdade Borges de Mendonça. O tema, é tratado sob diversos aspectos em todo o contexto organizacional, não somente por reconhecermos sua importância e a responsabilidade social inerente a atividade de uma instituição de ensino superior, mas também por desejarmos estar sintonizados com políticas e programas internacionais como o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Estando inseridos e alinhados neste contexto, submetendo nossos alunos a contribuírem com assuntos de interesse planetário, acreditamos contribuir para com o objetivo de nosso PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), que pretende desenvolver profissionais críticos e aptos para a solução de problemas e o desenvolvimento de uma sociedade com visão holística e de longo prazo.

Conheça na íntegra os Projetos da Faculdade BM!

Social Borges é um projeto que surgiu do Biênio Sustentabilidade (2018-2019) de ações realizadas pela Faculdade Borges de Mendonça, com caráter social, de acesso a comunidade em geral ou causas de conscientização. 

O projeto Faculdade Sustentável é ligado diretamente a questões ambientais e o reaproveitamento de matérias primas, de forma a tornar a Faculdade ainda mais amiga da Natureza.

Lixo que
Não é Lixo

Coletas de  Tampinhas

Projeto Ecopet

A coleta de tampas plásticas destina-se ao Projeto ECOPET que recicla o material e com a verba realiza a castração de animais de rua.

Período

Iniciamos as coletas nas Gincanas de Setembro 2017. O período que seria de um mês acabou se estendendo devido a própria procura dos acadêmicos e colaboradores e hoje ela é feita continuamente, com pontos principais no Refeitório da Faculdade e corredores da instituição.

Contato do Projeto

Email: ecopettampaseecologia@gmail.com
Redes sociais: @ecopettampastampinhas

Reciclagem de Livros

Livros Antigos

Antes da devida reciclagem de papéis nós realizamos o aproveitamento de livros muito antigos (com conteúdos desatualizados) para decoração.

Período

As decorações normalmente identificam a temática da Biblioteca e auxiliam nas decorações festivas, como: Festa Junina e Natal.

Equipe

Os trabalhos manuais são realizados pelas Bibliotecárias da Faculdade Borges de Mendonça com auxilio dos alunos, que aproveitam a demanda para garantia de horas complementares.

Oficinas Criativas

Projeto

As oficinas criativas são realizadas dentro da Biblioteca Borges de Mendonça, com intuito de reaproveitar equipamentos eletrônicos.

Materiais

Até o momento, Teclados antigos e disquetes foram utilizados para montagem de porta canetas e porta papéis. Discos e CDs também já fizeram parte da decoração ou montagem de utensílios.

Contato do Projeto

Email: biblioteca@bm.edu.br

Economia de  Energia Elétrica

A Faculdade está em processo de implantação das lâmpadas de LED
Conheça alguns dos benefícios da Lâmpada de LED:
  • Ela pode ser reciclada. Além disso, como esses modelos não têm agentes tóxicos, como mercúrio, não causam impactos ao meio ambiente e nem emitem poluentes.
  • Têm vida útil muito maior do que as lâmpadas comuns. Modelos tradicionais podem durar até 7 mil horas, enquanto os tipos de LED chegam a durar até 50 mil horas;
  • As lâmpadas comuns, na maioria das vezes, não garantem iluminação suficiente. Muitos ambientes acabam ficando até com tonalidades amareladas e desconfortáveis. A lâmpada de LED ilumina muito mais todos os espaços, pois ela é fabricada para transformar energia absorvida em luz, ao invés de transformar em calor.
  • As lâmpadas de LED proporcionam economia de até 80% em contas de luz. Essa grande vantagem é garantida por conta da boa capacidade de diodo. Isso faz com que a proporção de luminosidade seja maior usando menos energia;
  • Esquentam menos.
 
0%
da energia é transformada em luz
0%
da energia é transformada em calor
0%
de economia no consumo
0%
de economia na energia

Economia de  Água

Você Sabia que a Faculdade utiliza a tecnologia Acqua Reduz para economia de água?
 
A comparação foi feita entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016. Durante esses meses, sem nenhuma alteração, a instituição de ensino consumiu 624 m³ (624.000 litros) de água.
A leitura dos quatro meses do início deste Projeto, Faculdade Sustentável, contabilizou apenas 265 m³ (265.000 litros) de água utilizada, o que representa 57,53% de economia em comparação ao consumo anterior. Em termos práticos, quer dizer que seria possível encher 365 caixas d’água de 1000 litros com a diferença! Ou, se empilhássemos as caixas uma por uma, sua altura ultrapassaria a da Torre Eiffel em 45 m.
0%
Economia de água mensal
0%
Economia de Água
Média Trimestral

Aulas Sustentáveis 

Disciplinas voltadas a Sustentabilidade e Terceiro Setor

Museu do Lixo

Alunos da disciplina Responsabilidade Socioambiental, da Faculdade Borges de Mendonça, conhecem a Comcap no bairro Itacorubi da Grande Florianópolis.

Muita gente não sabe mas, funcionou até o ano de 1990, o antigo lixão da cidade de Florianópolis. Imaginem que todos os resíduos da cidade eram enterrados, sem nenhuma separação do que era reciclado, por exemplo, em cima de um manguezal! Pois é, foi o que aconteceu durante mais de 30 anos! Hoje, no mesmo espaço funciona o Centro de Transferência de Resíduos Sólidos e um centro de triagem dos resíduos sólidos recicláveis realizada por uma associação de catadores. Para fechar a visita os alunos podem conhecer o Museu do Lixo, onde além de reviver e até mesmo conhecer objetos do passado retirados do lixo, é possível refletir sobre temas como o consumismo, e outros temas debatidos em sala de aula! 

Quarta da Troca

A Ação teve inicio ainda em 2017 e era denominado “Desengaveta”, hoje ele segue com o nome “Quarta da Troca”, dentro da Disciplina de Responsabilidade socioambiental, sendo destinado a trocado de roupas, sapados ou acessórios em bom estado que esteja “sobrando”. Os alunos foram inspirados pelo Projeto “Gaveta” idealizado por Giovanna Nader e Raquel Vitti Lino que foi apresentado na época, no canal GNT.

O projeto Gaveta começou como uma troca de roupas entre armários de amigas. A grande demanda por inciativas semelhantes em São Paulo, no entanto, transformou a parceria em negócio. Hoje, as sócias já o definem como movimento, que busca conscientizar e estimular o consumo consciente.

2015.2

CEVAHUMOS

2Dias de Pedágio Solidárioem supermercados
Projeto mobilizou + de 100 voluntários;
Contou com apoio de mais de 7 empresas privadas;
Distribuiu + de 100 camisetas e cerca de 3.500 flyers.
Além de arrecadar alimentos e materiais de higiene para 8 meses de operação

2016.1

Casa de Acolhimento Engenho de Deus

+500kgde alimento, além de itens de higiene
Parte dos itens arrecadados foram destinados à Albergues da Prefeitura que acolhem moradores de rua.
Foi desenvolvido um site para a instituição e uma página na rede social Facebook

2016.2

Casa Lar Semente Viva

$12.000em doações (alimentos, produtos de higiene e material de limpeza)
Instituição sem fins lucrativos
Criada para ser lar de crianças e adolescentes que se encontram em situação de abandono, violêcia doméstica, sexual, entre outras...

2017.1

Asilo Irmão Joaquim

Pedágio Solidárioem supermercados
Projeto mobilizou voluntários e criou eventos para arrecadação de verbas
Além de, itens de higiene e alimentos
Teve apoio de divulgações eletrônicas da campanha, diretamente no CRA-SC
Distribuição de + de 100 camisas e 5000 flyers

2018.1

DORCAS

Risoto da Esperançaalém de sorteios nas redes sociais
Foram distribuidas + de 100 camisas.
A instituição Dorcas é privada sem fins lucrativos e surgiu da união de pessoas com interesses em comum: assistir àqueles excluídos da sociedade em suas necessidades física, emocional e espiritual.
A unidade de atendimento adulto, localizada no Centro de Palhoça, está em funcionamento desde 2013, e promove dignidade às pessoas em situação de rua, dependência química e/ou alcóolica,
A unidade de atendimento infantil, localizada no Bairro Frei Damião, está em funcionamento desde 2015, promovendo justiça e transformação das crianças carentes que atende através de ações socioeducacionais e acompanhamento.

A Próxima

Loading..