Johann Sebastian Bach e o Doodle do Google

Dia 21 de março é dia de celebração a Johann Sebastian Bach que nasceu nesta mesma data em 1685. Compositor, multi-instrumentista, professor, cantor e maestro. Veio a falecer aos 65 anos e se tornar um dos maiores fenômenos da música.
O Google que costuma realizar homenagens especiais para datas e personalidades em seu Doodle na página inicial, aproveitou para estrear uma tecnologia de inteligência artificial ao homenagear este grande artista.

Em sua apresentação, o Doodle explica: “Hoje nós celebramos o renomado compositor e músico alemão Johann Sebastian Bach com a tecnologia de inteligência artificial. O Doodle é uma experiência interativa que incentiva os usuários a comporem uma melodia de sua escolha. Com o toque de um botão, o Doodle usa a máquina para harmonizar a melodia personalizada no estilo musical de assinatura de Bach”.

Utilizando a plataforma, Bach vai guiando o usuário para incluir notar e realizar a harmonização baseada no estilo tradicional do artista. É possível também compartilhar a música criada posteriormente.