O que é Picking?

Também chamado como order picking, é a separação dos pedidos dos clientes. Por meio deste processo que é coletado o mix de produtos dentro do estoque e direcionado para a área de expedição, onde eles serão conferidos e preparados para  envio.

De modo geral, o Picking é um dos processos mais importantes do centro de distribuição, já que se trata de um fator de decisivo de compra e possivelmente de fidelização do cliente.

Desta forma, ele deve ser cuidadoso, ágil e conforme a solicitação do cliente, para ser um diferencial competitivo da empresa.

Os 04 tipos de Picking:

  • Picking discreto = 01 pessoa responsável por todo o início e finalização das separações de pedidos. Possui menor chance de erro por ter apenas um responsável no processo, porém, consome um tempo maior de execução.
  • Picking por onda = “cada colaborador fica responsável pela separação de um pedido, que são acumulados e processados conforme um agendamento prévio. A diferença entre ele e o picking discreto é que, nesse caso, segue-se um calendário com base na necessidade de atender os prazos de entrega acordados com os clientes”,
  • Picking por lote = É esperado o acúmulo de diversos pedidos e o responsável realiza a separação de todos os itens necessários de uma só vez,
  • Picking por zona = Em cada área de armazenagem (denominadas zonas) são colocadas categorias de produtos. Sempre que um pedido chega no estoque, os responsáveis separam os itens necessários de cada zona e a ordem é fechada depois que as coletas forem finalizadas.

Esses tipos de processos e técnicas são vistos e aprimorados no curso de Administração de Compras, Estoque e Logística da Faculdade Borges de Mendonça que está com matrículas abertas e descontos por antecipação!