Taxa de Conversão de Vendas

Um dos fatores mais importantes, tanto para venda online quanto a venda presencial, é a taxa de conversão de vendas. Aumentar este indicador, além de ser um grande desafio, é uma das principais buscas de qualquer lojista. Isso porque, a taxa de conversão está diretamente ligada ao faturamento do seu negócio. Os resultados dessa métrica podem ser otimizados a partir da atuação de diferentes áreas. A logística, por exemplo, quando trabalhada de forma planejada e com conhecimento, pode impactar positivamente nestes números.

ENTENDA A TAXA DE CONVERSÃO

A taxa de conversão é o resultado da quantidade de compras efetuadas em comparação ao volume de visitas à loja (física ou virtual). Essa porcentagem serve como um indicador importante para análise de metas de vendas, podendo identificar se ela está abaixo ou acima da média. Compreender este indicador facilita a implementação de estratégias mais eficazes de vendas.

“Em 2018, a média da taxa de conversão das lojas online no Brasil era de 1,4%, segundo o E-commerce Radar. Enquanto que de acordo com estudos como a Experian Hitwise, o índice brasileiro é de 1,65%. Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, países que apresentam as melhores taxas de conversão chegam a ter uma média de 4,45%, como na Inglaterra, e de 3%, como nos Estados Unidos”

CÁLCULO DA TAXA DE CONVERSÃO

Para o cálculo de conversão desta taxa é preciso identificar o número de visitantes da sua loja durante um período “x”, bem como a quantidade de vendas efetuadas neste mesmo período. A partir dai basta fazer o cálculo do total de venda dividido pela quantidade de visitas. O resultado desta divisão deve ser multiplicado por 100, assim vamos obter a taxa de conversão. Exemplo: em um site que recebe 20 mil visitas por mês e realiza 300 vendas =  300 / 20.000 =  0,015 x 100 = 1,5%
Desta forma, a loja exemplo possui uma taxa de conversão de vendas online de 1,5%.